quarta-feira, 23 de outubro de 2013

TEORIAS DO VALOR

Análise
A ciência econômica se distingue da sociologia, pois pode ser expressar por números, matematicamente.
Escola marginalista X Escola marxista
“(...) as duas orientações estão ligadas às divergências e às lutas do nosso tempo.” p.11
O valor – duas correntes:
Visão marginalista – teoria do valor-utilidade
Uma que define o valor através da relação entre homem e meio ambiente, onde o indivíduo sente necessidades, e por isso, recorre a atividade econômica para satisfazê-las. Assim, o valor, nessa perspectiva será dado de acordo com o grau de satisfação, que o homem atribui aos objetos e serviços.
Teoria valor-utilidade
Subjetiva
Colocava o consumidor como autônomo e dirigente da economia. Não questionava a constante manipulação do marketing/publicidade das empresas para fidelizar o consumidor
“O cliente tem sempre razão” Ou Faremos com que ele acredite nisso???
Incentivo a consumir, consumir....
-Apesar dessa teoria se caracterizar como a-história, não se constata isso, pois os padrões de consumo mudam com o tempo histórico.
-Keynes e o desemprego voluntário – quando o indivíduo prefere ficar no ócio a ganhar o que se paga no mercado
-Aqui se analisa o mercado, como segmento onde se dá a troca de objetos e serviços e se cria o valor.
-“(...) O que interessa é o preço efetivamente pago. Portanto, a teoria do valor – utilidade encontra prática imediata na explicação dos preços efetivos no mercado.”
-O excedente social = renuncia ao consumo, assim o sacrifício é compensado por uma remuneração – os juros.
Visão marxista
O valor é atribuído na relação homem com outros homens, não relacionado as coisas. Logo, o valor é uma expressão das relações sociais.
   teoria do valor-trabalho
A atividade econômica é coletiva
Divisão social do trabalho
“(...) o valor é o valor do produto social, ele resulta de uma atividade coletiva e pode ser medido pelo tempo de trabalho social investido no produto. Este tempo de trabalho equaliza todos os diferentes componentes do produto social.” P.15
-A teoria do valo-trabalho é histórica, pois depende da evolução histórica de uma sociedade para se firmar, onde a divisão social do trabalho vai criando (ou gerando) o valor das coisas.
-A teoria do valor-trabalho entende que tudo parte da produção que determina as atividades que serão executadas pelos homens .
-O excedente social : é quando a força de trabalho produz a mais do necessário ( do produto social = necessidade social).  A famosa mais- valia
Divergências entre elas:
A ideia de produto social para os marxistas, está ligada ao conceito de divisão social do trabalho, em que a produção serve para a satisfação de uma necessidade, mas de acordo com o poder aquisitivo, gênero e idade, transformando o produto em mercadoria. Já para a teoria do valor-utilidade o produto social é visto como somatório dos objetos, serviços, numa dada sociedade, de acordo com os membros da mesma. Para os marginalistas toda vez que o indivíduo sente uma necessidade, ele busca alguma atividade econômica para satisfazê-la
Bibliografia: SINGER, Paul. Curso de introdução à economia política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.