quinta-feira, 29 de maio de 2014

ESTUDO DIRIGIDO

ECONOMIA POLÍTICA
ESTUDO DIRIGIDO

CAPÍTULOS: 
CAP. 5 - A acumulação capitalista  e o movimento do capital
cap. 7 - as crises e as contradições do capitalismo
cap.8 - o imperialismo

1.  Partindo do entendimento de acumulação do capital, explique como a mais-valia se transforma num elemento essencial a esse processo.
2. O capitalismo é um sistema econômico dinâmico, pois está sempre se modificando. Nele observa-se mobilidade e transformação, as quais estão submetidas ao desenvolvimento das forças de produção. Assim, enumere a sequencia correta sobre a evolução do capitalismo.
(   ) capitalismo monopolista
(   ) capitalismo mercantil
(   ) capitalismo concorrencial
Agora, assinale a sequência correta:
a) 123
b) 231
c) 312
d) 213
e) 132
3. O crescimento da acumulação de capitais estimula uma tendência à centralização  e concentração de capitais. Discorra sobre os motivos que fundamentam essa afirmação.
4. ” A própria concorrência capitalista, como já foi referido, aumenta a necessidade de o capitalista aumentar o seu estoque de capital, a fim de elevar a produtividade do trabalho e manter a sua taxa de lucro em crescimento. Desse modo, cada trabalhador possui a sua disposição uma quantidade de equipamentos cada vez maior. O trabalhador japonês ou americano é bem mais equipado do que o trabalhador mexicano ou brasileiro. Assim, a relação capital/trabalho é bem maior nos países
desenvolvidos do que nos países em desenvolvimento, o que favorece a formação de grandes empresas e a concentração do capital na maioria dos setores industriais. “
Prof. Dr. Nali de Jesus de Souza
           
            Analise como o acumulo de capitais reflete na vida do trabalhador e introduz os elementos que geram a questão social.

5. Sobre as crises do sistema capitalista, responda:

a) Por que afirma-se que MPC está fadado a crises? Que aspectos são usados para evidenciar essa sentença?

b) O ciclo econômico do capitalismo se resume a: auge-depressão-retomada. Quais são os fatores determinantes para que esse ciclo aconteça?

c) Apesar, do capitalismo, ser um sistema econômico baseado na racionalidade, ele apresenta vulnerabilidades que estão sempre lhe levando a crise. Explique o desenvolvimento de contradições no MPC.

6. O capitalismo concorrencial surge em meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, consolidando-se nos principais países da Europa Ocidental. Apresente as transformações geradas por essa nova versão do capitalismo e como elas foram importantes para o seu fortalecimento.

7. Caracterize o capital monopolista.

8. O surgimento dos monopólios industriais, durante o século XIX, aconteceu quase que simultaneamente com a mudança na função dos bancos. Discorra sobre o novo papel dos bancos nesse momento.

9. “O imperialismo é o capitalismo na fase de desenvolvimento em que ganhou corpo de dominação dos monopólios e do capital financeiro.” Lenin
Relacione o surgimento do capital monopolista com a expansão do imperialismo.

10. Relacione a indústria bélica com o capitalismo.

11. Evidencie as características que constituem a economia imperialista.

12. “O capitalismo, nos últimos anos do século XIX, ingressa no estágio imperialista, em que o capital financeiro desempenha papel decisivo.” Descreva os caminhos que o imperialismo traçou pelo mundo capitalista.

13. Como os Estados durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, intervieram no crescimento da economia imperialista?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.